Início / Categorias / AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE / Lançamento do quarto Edital do Programa Produtor de Água

Lançamento do quarto Edital do Programa Produtor de Água

Câmara de Vereadores lotada e olhos atentos. Esse foi o cenário visto no lançamento do quarto Edital do Programa Produtor de Água Ibirapitanga, evento promovido pelo Governo do Trabalho na manhã do dia 29 de novembro.

Estiveram presentes autoridades, representantes de universidades e do governo estadual, o diretor da Organização de Conservação da Terra (OCT), Joaquim Cardoso Filho, e centenas de produtores.

Na ocasião, foi realizado o lançamento da logo do Programa, a entrega do cheque simbólico e  do certificado de boas práticas aos produtores.

O Prefeito, Dr. Isravan Barcelos, um dos grandes incentivadores do Programa, falou, com entusiasmo, sobre o projeto e dos resultados que ele vem alcançando. “Esse projeto não prestigia só água, ele prestigia o conhecimento, que é a base de tudo. Hoje foi uma manhã de alegria, na qual tivemos a oportunidade de compartilhar com todos os presentes os resultados já alcançados pelo Programa. Parabéns a todos pelo empenho e pelo comprometimento com o projeto, que é nosso, é de Ibirapitanga”, afirmou Barcelos.

O Diretor da OCT, Joaquim Cardoso Filho, também compartilhou da sua felicidade em participar do evento. “Estou muito feliz em estar aqui hoje. Ibirapitanga está de parabéns, em especial, o gestor do município, um homem de visão, que apoiou desde o início essa iniciativa. O que vemos no município é o verdadeiro significado do termo ‘preservação ambiental’. Já são inúmeras nascentes restauradas, diversas fossas sépticas ecológicas instaladas, estradas vicinais readequadas, e muitos outros resultados. Parabéns ao Secretário de Agricultura do Município e toda a sua equipe, e em especial, a esses produtores, que entenderam o nosso recado” enfatizou Joaquim Cardoso.

O produtor Antônio Rodrigues falou sobre a importância do projeto para a sua comunidade. “Nós somos muito gratos a Prefeitura de Ibirapitanga, em especial ao Dr. Ravan, por trazer esse projeto para a nossa região. As pessoas de fora, que chegam aqui, podem conhecer a nossa região, visitar as nascentes. A preservação das nascentes das águas, nos ajudou a cuidar também da lavoura, do nosso cacau, que é o que dá o nosso sustento. Obrigado prefeito. Obrigado Secretaria de Agricultura”, declarou Rodrigues.

Programa Produtor de Água Ibirapitanga – O Programa Produtor de Água Ibirapitanga tem como principal objetivo promover o restabelecimento da paisagem a partir do envolvimento de produtores rurais em práticas conservacionistas do solo e água. 

Iniciado no ano de 2014, o município é o pioneiro na Bahia a implantar um mecanismo de conservação tão inovador, a partir da aprovação da primeira lei municipal (864/2014) de Pagamento por Serviço Ambiental (PSA) do Estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *